• 15 Jan 2015
  • Antonio

GILDA, MÉDICA E AMIGA


Gilda Kelner é uma mulher dotada de forte personalidade. É sempre a amiga, com quem se pode contar. Médica de destaque, goza de merecido conceito, seja como profissional, seja como ser humano.

Estudou medicina por influência familiar (seus pais são os consagrados Salomão e Miriam Kelner) e também por conta da frequência em casa de muitos médicos.

Formou-se pela U.F.P.E (então Universidade do Recife), em 1967. Casou-se aos 19 anos, e ao se formar já tinha 2 filhos (atualmente são 3 filhos e 5 netos, uma das filhas é médica).

Como estudante, foi membro da Sociedade de Internos dos Hospitais do Recife, e monitora de Neurofisiologia (com Paulo Saraiva, cadeira do Prof. Nelson Chaves). Ganhou 2 prêmios: pelo 1º lugar no vestibular e pelo 1º lugar da turma, ao término do curso. Esteve em Congressos da S.I.H.R, e começou a frequentar a Enfermaria Santana ,no Hospital Pedro II; seu preceptor foi o Dr. Santos Moura (cadeira do Prof. Amaury Coutinho). Frequentou Congressos de Endocrinologia.

Já formada, Gilda fez curso de Especialização em Clínica Médica, e seguiu a carreira universitária. Fez Concursos para Auxiliar de Ensino, Prof. Assistente e Prof. Adjunto. Publicou trabalhos científicos e esteve em Congressos, no Brasil e fora dele.

Sempre se interessou, paralelamente, pela Psiquiatria. Produziu trabalhos sobre os Aspectos psicológicos da obesidade infantil. Em 1976, defendeu Tese de Mestrado, e em 1977 foi para a Inglaterra, no HAMMERSMITH Hospital, em Londres, e enveredou pelos caminhos da Psicanálise.

Voltando a Recife, fez formação psicanalítica e ingressou no Círculo Psicanalítico de Pernambuco. Passou a trabalhar com grupos “Balint” (fronteiriços entre a Medicina Tradicional e a Psicanálise). Seguiu publicando trabalhos, proferindo Conferências e participando de Mesas de Debates. Atualmente, faz Consultório de Psicanálise e coordena 2 grupos “Balint”.

Avida associativa de Gilda Kelner sempre esteve entre as suas atividades. Fez parte da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia, integra a Academia Pernambucana de Medicina e o Círculo Psicanalítico de Pernambuco. Sempre foi ligada à antiga Sociedade de Medicina (atualmente Associação Médica de Pernambuco),da qual é sócia antiga.

Gilda trabalhou no Serviço público (Ambulatório do INAMPS, no Hospital Barão de Lucena e no Hospital das Clínicas da UFPE).

Sempre procurada, tem vida médica intensa. Escreveu Capítulos para o livro “Condutas em Clínica Médica”,do Serviço de Clínica Médica da UFPE.

Como seria natural, viveu experiências curiosas, como a de uma paciente que implorou para que Gilda não revelasse ao marido (dela, cliente) que a mesma já não mais menstruava: Ela pretendia a “juventude eterna”.

Gilda Kelner é um expoente da Medicina de Pernambuco. Sempre amiga, sobretudo de seus pacientes.

 

Por Gildo Benício