• 23 Ago 2025
  • Antonio

Núcleo de Bioética da AMPE debateu a judicialização nas doenças raras


Em 14/08, a Associação Médica de Pernambuco realizou mais um encontro do Núcleo de Bioética, desta vez focado no tema da justiça nos casos de medicamentos de alto custo e em casos previdenciários que envolvem as decisões médicas.

O Núcleo, gerido pela Dra. Helena Carneiro Leão, Diretora de Defesa Profissional da AMPE, contou nesta edição com o apoio da Sociedade Brasileira de Bioética-Regional Pernambuco, representada pelo seu presidente, Dr. Vinícius Santiago, que moderou os debates.

Em seguida, a Dra. Viviane Guimarães, advogada e coordenadora do Comitê de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Pernambuco, abordou os diversos casos que chegam e os desafios de se conseguir a aprovação dos tratamentos e medicações, devido ao alto custo e o processo de aprovação nos órgãos competentes, que podem levar meses ou anos com impacto na vida de quem precisa.

Na segunda palestra, o Dr. Almir Reis, especialista em Direito Previdenciário e Direito Constitucional, trouxe detalhes sobre como a previdência atua nos casos de conferir seguridade aos que necessitam dela por motivos de saúde e como a medicina e o direito trabalham em conjunto para as decisões serem as mais corretas possíveis.

O Núcleo é uma iniciativa da AMPE, AMB e International Chair in Bioethics do Real Hospital Português do Recife.