Texto:Gildo Benício, para o Jornal de Medicina de Pernambuco, dezembro 2016
Silvio Cavalcanti de Albuquerque destaca-se na Medicina Pernambucana como médico radiologista e professor. Pessoa de um trato cativante, tem inúmeros amigos, na Medicina e fora dela. Empenha-se pelos seus pacientes e também no ensino e treinamento de seus alunos. É dotado de grande simpatia pessoal. Sua personalidade é marcante.
Precisou começar a trabalhar ainda adolescente e nunca mais parou. Posteriormente, já na Faculdade, participou dos esportes universitários como basquetista: Chegou à seleção universitária e foi dirigente da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE). Formou-se na Faculdade de Ciências Médicas (hoje da UPE) em 1970.
Fez post-graduação na Clínica Radiológica Emílio Amorim (no Rio de Janeiro). Daí, seguiu para os EEUU, tendo se especializado na Universidade de Temple (Filadélfia) e na de Pittsburg. De volta ao Rio, foi chefe do Dept. de Radiologia do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz. Tornou-se Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da UFRJ. Retornou-se ao Recife e casou-se Mª da Conceição, e vieram três filhos: Cristiana, Guilherme e Roberta (ninguém quis ser médico).
Atendendo a um convite do Professor Fernando Figueira ingressou no IMIP. Através de dois concursos assumiu a chefia da Radiologia do Hospital Barão de Lucena e a Radiologia do Hospital das Clínicas da UFPE. No Barão e no IMIP criou as primeiras residências médicas em radiologia, até então inexistentes em Pernambuco.
Desenvolveu a clinica privada na Clinica Radiológica de Pernambuco, na Maximagem e na Mediax. Foi um dos radiologistas pioneiros em participar ativamente de reuniões clinicas com profissionais de outras áreas. Casou-se pela segunda vez, com Nara Maria. Dedicou-se ao ensino, e tem ex-alunos em diversos estados brasileiros e até nos EEUU (uma médica, hoje na Universidade de Harvard).
Silvio participou de muitos Congressos e Jornadas, no Brasil e no exterior (só a Chicago, foi 15 vezes) publicou o 1º livro de Radiologia Pediátrica do Brasil, além de trabalhos em revistas brasileiras e estrangeiras. É detentor de títulos, tais como: Membro Honorário da Sociedade de Radiologia de PE, “Amigo da Criança” (Soc. de Pediatria de PE), Mérito Maciel Monteiro (Ass. Médica de PE, AMPE). É membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Soc. de Radiologia da América do Norte e é ex-presidente da Soc. de Radiologia de PE.
Silvio segue trabalhando no IMIP (é chefe da radiologia e preceptor da residência) e na Maximagem. Como todo médico, passou por algumas situações inusitadas, como esta: um paciente médico ao ver na Clinica Radiológica um exame no negatoscópio, opinou que o caso era grave, sem saber que aquela era a sua própria radiografia (mas no final ele se tratou e correu tudo bem).
Silvio Cavalcanti: Expoente da Medicina Pernambucana.