O encerramento de um ano conduz invariavelmente à momentos reflexivos, tanto quanto o iniciar de um novo período incita à elaboração de planos para um futuro próximo. O clima de festividade do período natalino confunde-se com a “agitação” do comprar presentes, dos projetos para a ceia de natal , da confraternização com amigos e familiares e culmina com a “virada” para um “Novo Ano”. A sensação do concluir uma etapa, de ver concretizados antigos projetos, de ter cumprido metas, alterna-se com a melancólica sensação de tempo que não volta, de oportunidades as vezes perdidas e de coisas ainda por fazer. Esse misto de sensações é característica do ser humano, que busca incessantemente realizar mais e melhor.
Sem fugir à regra, fazemos uma retrospectiva das ações da Associação Médica de Pernambuco em 2012, e sua participação no cenário médico estadual.
Inúmeros foram os focos de atenção e luta das entidades médicas, todos visando uma melhor assistência à saúde, defendendo-se atendimento de qualidade e disponível a todos os cidadãos. Presente esteve a AMPE em todos os movimentos instituídos, em harmônica união com as entidades médicas do estado , bem como em sintonia com entidades médicas nacionais. Podemos afirmar que o balanço foi positivo, vencendo-se obstáculos, obtendo-se progressivas vitórias. Conscientes estamos que os resultados ainda estão aquém dos idealizados, mas a determinação da classe médica em busca de melhor porvir tem importante significância em seu alcance.
Vários são os projetos da Associação Médica de Pernambuco para 2013, dentre os quais a realização do 41º Congresso Médico Estadual de Pernambuco. Já no próximo mês de março daremos inicio ao Curso de Cuidadores de Idosos, em parceria com o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco.
As mudanças no nosso periódico, com novo perfil e maior número de páginas, refletem nossa disposição para inovar em 2013. Trazemos neste, como matéria de destaque a outorga da Medalha São Lucas , em evento comemorativo ao Dia do Médico, cujos agraciados são colegas de reconhecida competência e postura ética irretocável. Destinamos espaço para publicação dos trabalhos realizados por estudantes de Medicina e que receberam o Prêmio Diva Montenegro pela AMPE, com proposta de incentivo à pesquisa e publicação científicas. Crônica do médico escritor Juracy Souza Nunes enriquece-nos em conhecimentos sobre o Mandacaru, planta nativa, que tem sua utilidade ignorada pela grande maioria das pessoas. A coluna Expoentes da Medicina, traz, em texto redigido pelo colega Gildo Benício, a trajetória profissional do Dr. Cláudio Lacerda e seu trabalho frente à equipe de transplantes de fígado do HUOC. Na sessão “Por que sou sócio da AMPE” deparamo-nos, satisfeitos, com as manifestações de um “eterno apaixonado” pela Associação, nada menos que o estimado, admirado e incansável colaborador, colega Gildo Benício. Ainda em interessante matéria, é abordado tema sobre informática, em especial, a utilização de tablets e o mercado de aplicativos, com enfoque na área médica onde tem crescentes adeptos. Sugestões de livros a adquirir, agenda e acontecimentos da AMPE integram também o periódico, que, temos certeza, propiciará momentos de agradável leitura.
Desejamos a todos um 2013 de muitas realizações.